Houve uma época em que as pessoas conseguiam um emprego logo após a escola e ficavam nesse emprego até se aposentarem. Infelizmente esses dias se foram para sempre.
Hoje em dia, as pessoas precisam ser ágeis para localizar novas oportunidades de emprego, e de preferência antes de serem forçadas a fazê-lo. Neste artigo eu vou mostrar algumas estratégias para manter a sua carreira profissional sempre em crescimento. Vamos lá!
1º: Networking
O networking é conhecido como mercado de trabalho oculto, pois muitos dos melhores empregos nunca são anunciados. Eles simplesmente são preenchidos por candidatos que os conhecem de boca em boca de amigos, ex-colegas e ex-chefes.
Conclusões:
- Networking, online e pessoalmente, é uma das melhores maneiras de ficar por dentro do que está acontecendo em seu campo, incluindo quais empregos estão abertos e onde estão sendo oferecidos.
- Faça pesquisas em sites de busca de emprego com freqüência. Para obter melhores resultados, procure um especialista em seu campo. Recomendamos o Portal Mais Emprego.
- Não esnobe trabalho temporário ou freelance. Eles geralmente levam a oportunidades de tempo integral.
Você pode ingressar em associações profissionais, participar de eventos para graduados de sua escola, conectar-se com profissionais que trabalham em sua área e aproveitar todas as oportunidades para se encontrar, pessoalmente ou online, com outras pessoas em sua área.
Vários sites online, como o LinkedIn, permitem que você amplie sua rede para incluir amigos de amigos. Quanto maior a sua rede, maior a probabilidade de você descobrir novas oportunidades.
2º: Referências
Alguns empregadores oferecem incentivos para os funcionários que indicarem um candidato bem-sucedido. É uma situação que todos ganham. Você consegue um novo emprego e seu contato recebe um bônus por atrair um funcionário de alto nível.
Isso é relativamente raro, mas nada o impede de perguntar a um amigo que trabalha em sua área para informá-lo sobre quaisquer vagas. As relações de trabalho que você cria em cada trabalho podem abrir outras portas no futuro.
3º Quadros de empregos e sites de carreiras
Os quadros de empregos costumavam ser apenas uma superfície sólida em uma parede onde as vagas eram anunciadas para todos verem. Os quadros de empregos mudaram para o formato virtual, e isso é uma boa notícia para todos nós, pois seu alcance é muito maior.
Hoje em dia qualquer pessoa pode acessar os quadros de empregos e bancos de empregos do governo federal ou estadual. Além disso, você também pode usar os mecanismos de busca de empregos para procurar as oportunidades que lhe interessam.
Você também pode conferir as vagas de seu interesse nos grandes sites de empregos como o Google Empregos, Indeed e Catho. Você também pode conferir alguns sites norte-americanos como: Upwork, Simply Hired e Crowded.
4º: Feira de emprego
As feiras de emprego costumam ser voltadas para setores específicos, embora algumas feiras de emprego ou recrutamento sejam mais generalizadas. O material promocional incluirá uma lista das organizações que serão representadas.
Investigue todas as empresas que lhe interessam, traga um lote de currículos e cartões de visita e prepare-se para vender a si mesmo. Considere qualquer conversa com recrutadores como mini-entrevistas que podem diferenciá-lo de outros candidatos. Algumas organizações podem até oferecer entrevistas de emprego no local para candidatos que atendam aos seus requisitos.
5º: Sites da empresa
Se você já tem em mente o empregador dos seus sonhos, vá diretamente para a seção de carreiras do site da empresa. Se você acompanhar as vagas em seu site, há uma chance de encontrar a oportunidade pela qual estava esperando.
Crie uma lista de empregadores para os quais você gostaria de trabalhar e visite seus sites com frequência. Se você realmente deseja trabalhar para uma empresa específica, pode levar algum tempo para encontrar apenas a oportunidade que se adapta ao seu conjunto de habilidades. Mas se você tiver tempo, esse pode ser o método ideal para encontrar o emprego dos seus sonhos.
6º: Central de Atendimento Alô Trabalho
Se por ventura você for contratado, saiba que a Central Alô Trabalho pode lhe auxiliar em todas as questões trabalhistas que precisar. Basta ligar para o número 158 e tirar as suas dúvidas.
Esses 6 métodos podem realmente funcionar, mas seja cauteloso. Portanto, você deve se certificar de que sua estratégia seja apropriada para o setor em que você está tentando entrar.