Qualquer empresa, empreendedor ou outro profissional pode criar uma boa landing page, com conteúdo atrativo e uma série de recursos promissores. No entanto, só existe uma forma de conseguir gerar uma alta taxa de conversão: possuindo uma boa copy para aplicar à página de entrada.
Ainda que muitas pessoas achem que o verdadeiro diferencial está no design, nem sempre isso é verdade. É importante se atentar ao conteúdo apresentado na página de entrada do seu produto ou serviço. Entenda um pouco mais sobre a relevância do copywriting ao ler este artigo.
Criando landing page com uma boa copy
O poder de uma boa landing page se esconde sob a maneira como ela é escrita e estruturada. Por isso, a copy é indispensável para garantir que toda a página de entrada seja atrativa e persuasiva o suficiente para convencer o visitante a seguir para a compra de um produto ou serviço.
É por meio da redação apresentada no site que um simples visitante pode se tornar cliente, garantindo que ele aceite a oferta sem pensar muito. A escrita deve ser persuasiva, convincente, apresentando os principais benefícios do que é anunciado, além de guiar o lead em potencial para realizar as ações propostas no CTA.
Como estruturar uma boa copy para landing page?
Antes de mais nada, é preciso compreender o que você quer alcançar ao utilizar a estratégia de copywriting. Só assim, será possível garantir que a função da landing page seja totalmente efetiva. Dessa forma, há como pautar a página nas seguintes perguntas:
- minha página tem como objetivo ensinar o público sobre determinado assunto?
- minha página tem como objetivo fazer com que o lead seja levado a comprar algo?
- minha página tem como objetivo focar em um determinado nicho para criar uma segmentação de e-mail?
- minha página tem como objetivo aumentar a lista de leads?
Independente de quais sejam os objetivos traçados para uma página, o copy poderá ser o elemento que falta para aumentar a conversão. Pare para refletir sobre o que os usuários desejam, quais são as suas necessidades e dores. A partir dessa reflexão, o tráfego aumentará gradualmente.
Os princípios de uma boa copy
Depois de entender um pouco melhor sobre como funciona o copywriting para uma landing page, conheça os principais pilares nos quais uma boa estrutura se baseia para aumentar a conversão de uma página.
Concisão
Antes de mais nada, uma página de entrada precisa ser concisa. Ou seja, o seu princípio é trazer informações diretas, evitando que o assunto seja direcionado para outro nicho ou para qualquer outro tema que não tenha a ver com o produto ou serviço anunciado. Assim, o visitante conseguirá manter o foco no que realmente importa.
É válido dizer, também, que os gastos não devem ser cortados quando o assunto é uma boa landing page. Afinal, a página de entrada trará um bom custo-benefício a médio e a longo prazo, oferecendo retornos impensados. Por isso, foque neste tipo de investimento para aumentar a conversão do seu negócio.
Clareza
A clareza também é um tópico essencial para todos os visitantes de uma página de entrada. Afinal, mesmo que o título e o subtítulo possam parecer muito diretos e objetivos, se o resto do conteúdo não conversar com eles, de nada vai adiantar. Nunca permita que o visitante precise adivinhar sobre o que se trata a sua oferta.
Se há mais de uma opção apresentada em sua landing page, saiba que você fugiu de todo o propósito e acabou criando uma homepage. Dessa forma, comece novamente e tente entender qual é a diferença entre essas duas categorias de site. A copy deve ser clara acerca da oferta, não abrindo espaço para mais interpretações.
Envolvimento
Um dos pontos muito ressaltados neste artigo, e que deve ser mencionado mais uma vez, é a necessidade de atrair os os visitantes por meio de uma escrita envolvente, que incentiva aquela pessoa a seguir adiante de acordo com o CTA apresentado. Se você deseja que ele compre algo, persuada até que isso aconteça.
Alguns métodos para levar o envolvimento adiante são:
- achar o problema do visitante;
- entregar uma solução clara e concisa;
- oferecer ao leitor uma visão do que ele poderá obter ao tomar a ação proposta na landing page.
Memorável
Existem milhões de páginas na internet e todas elas são acessadas por milhões de pessoas todos os dias. Então, por que ser apenas mais uma nesse mar de informação? Uma boa landing page, que sabe converter por meio de copy, consegue se destacar em meio a todas as outras, não importa a quantidade.
Por isso, as informações apresentadas devem ser verdadeiras e a página tem que transmitir segurança para os visitantes. Dessa maneira, os dados visualizados ficarão grudados na mente e poderão converter uma simples visita em uma compra que fará toda a diferença para a contabilidade da sua empresa.
Ação
Por fim, a ação também é um pilar. É necessário que a página de entrada consiga inspirar o público a realizar uma determinada ação, seja ela fazer uma compra ou, até mesmo, assinar um serviço periódico. Por isso, o Call to Action precisa ser trabalhado de maneira incisiva para se mostrar efetivo.
Ao criar landing page não é recomendável usar vários botões de CTA com vários objetivos diferentes. É importante que haja apenas um, chamativo o suficiente para garantir que a maior parte dos visitantes se atraia por ele e realize a ação que está sendo solicitada. Sendo assim: um único tipo de ação deve ser considerado.
Encontre um problema para envolver o visitante
Para conseguir envolver o visitante, é necessário que a página de entrada tenha um problema a ser solucionado. Geralmente, esse problema é pautado nas principais dores e necessidades do público-alvo daquele determinado produto ou serviço, o que torna tudo mais atrativo.
Em seguida, apresente uma solução concisa para o seu público, mostre para ele que, ao adquirir o produto ou serviço, aquele problema parará de existir e sua vida será melhor dali em diante. Todas as informações devem ser passadas de modo claro e firme, garantindo autoridade.
Lembre-se: ter o apoio de uma copy para a sua landing page pode ser essencial para aumentar a taxa de conversão e tornar o conteúdo ainda mais atraente para os visitantes.