Ao alugar roupas, você consegue criar looks com mais estilo e pode economizar muito espaço no guarda-roupa. Confira aqui as vantagens de aderir a esse modelo!
Aqui no Brasil, estamos acostumados com o conceito de alugar roupas. Muitas pessoas recorrem a essa prática quando precisam de roupas mais trabalhadas para eventos especiais, como casamentos ou formaturas.
Mas você já pensou em alugar um simples vestido street? Ou, então, uma blusa para ir a uma entrevista de emprego? Apesar de serem roupas mais comuns, do dia a dia, muitas marcas brasileiras estão apostando no aluguel dessas peças e atingindo muito sucesso com elas!
Essas marcas fazem parte da economia compartilhada, que visa promover a sustentabilidade ao oferecer o aluguel de roupas simples para você usar no dia a dia! Para conhecer mais sobre essa tendência, como esses aluguéis funcionam e quais benefícios eles oferecem a você, continue com a gente neste artigo e veja como a prática de alugar roupas pode ser interessante!
Como esse mercado surgiu?
A saber, o mercado de aluguel de roupas surgiu em Nova York, com a Rent the Runway. Em 2009, a empresa surgiu com o serviço de aluguel de vestidos chiques. Com o passar dos anos, ela foi crescendo, e hoje já está avaliada em 1 bilhão de dólares.
A Rent the Runway possui mais de 400 mil modelos em seu catálogo de roupas para alugar. Conta com imensos galpões para armazená-las de modo que fiquem boas para uso.
Após o surgimento dela, em 2012 também surgiu a Le Tote, que nasceu nos Estados Unidos com a proposta de alugar roupas mais casuais para uso no dia a dia.
Hoje, mais de 10 anos depois, o mercado de aluguel de roupas está crescendo no Brasil. Ele concentra ao menos 10 marcas em quatro capitais: Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e São Paulo.
Entre essas marcas, vale destacar o trabalho da Roupateca, que oferece planos de assinatura para você acessar uma quantidade específica de peças durante um mês! Além dela, também possuímos aqui o aplicativo Loc, de aluguel de roupas, a marca Bubbles Lab e a Dress and Go.
Como funciona o aluguel?
Basicamente, um aluguel de roupas funciona de forma bem simples. A maioria das marcas oferece uma assinatura e, a partir de um pagamento mensal, você consegue acessar uma quantidade específica de peças por um período.
Assim, você pode se cadastrar no site das marcas e realizar a assinatura de um de seus planos para acessar a quantidade de peças que deseja. Dessa forma, você pode usar a peça no tempo determinado pelo plano. Marcas como a Roupa Seca, por exemplo, permitem que você utilize as peças durante um mês inteiro.
Mas, em outras marcas, você pode encontrar opções que disponibilizam um período maior ou menor para ficar com as peças. Assim, quando o tempo acaba, a marca pode enviar um entregador até sua residência para pegar a peça e levá-la de volta ao estoque da loja. Ou, então, você pode comparecer até um ambiente físico da marca para devolver a peça. Quando a peça volta para a loja, ela passa por uma lavagem especial para que, assim, outras pessoas possam utilizá-las sem maiores problemas.
Por que alugar roupas?
Um dos principais motivos para o crescimento do aluguel de roupas no Brasil foi o fator sustentabilidade. Quanto mais pessoas alugam as peças, menos roupas são jogadas fora, e conseguimos diminuir a quantidade de lixo que elas geram.
Além disso, esse formato de serviço tem agradado, e muito, os millenials e os jovens da geração Z, que se importam com a questão da sustentabilidade e sempre buscam experiências novas e positivas.
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, cerca de 89% dos brasileiros experimentaram e aprovaram o modelo de consumo colaborativo, já que ele oferece uma nova experiência ao usuário. Porém, esses não são os únicos motivos para o público alugar roupas. A seguir, você confere mais algumas vantagens oferecidas por esse modelo.
Usar peças diferentes
Ao alugar roupas, você consegue ter acesso a diferentes estilos e ficar por dentro das principais tendências atuais. Com o aluguel, você não precisa mais se preocupar em adquirir uma peça e fazê-la combinar com os demais itens do seu armário.
Nessa modalidade, você pode simplesmente alugar as peças que combinam entre si para compor looks variados e, assim, mudar um pouco o guarda-roupa sem se comprometer com o estilo da peça.
Acesso a roupas de marca
As marcas mais famosas e luxuosas costumam vender suas peças por um preço alto. Desse modo, essas peças são acessadas por um público mais restrito. Nesse cenário, o aluguel de roupas permite que você acesse as mesmas peças luxuosas por valores mais acessíveis, economizando no final do mês e, ainda, criando looks memoráveis.
Evita repetir roupa
Se você odeia repetir o mesmo look no mesmo lugar ou em outros, o aluguel de roupas se mostra como uma solução interessante para você sempre variar as suas composições. Dependendo da marca e da assinatura oferecida, você pode ter todos os meses peças diferentes para compor looks novos e, assim, evitar a repetição de roupas. Além disso, ao evitar repetir as peças, você garante que as roupas do seu armário consigam ter uma durabilidade maior, pois não vão desgastar com facilidade!
Economia de dinheiro e espaço
Por fim, o aluguel também oferece a você economia tanto de dinheiro quanto de espaço no seu guarda-roupa. Assim, o seu bolso vai agradecer todo fim do mês e você não precisará doar as suas roupas com frequência devido à falta de espaço!