A história da metalurgia começa com as civilizações antigas e se estende até os dias atuais, com o desenvolvimento de técnicas avançadas que melhoram a extração de minérios e as linhas de fabricação.
Com a demanda constante por inovações e aperfeiçoamento nos materiais metálicos, profissionais qualificados são altamente valorizados. Por isso, dominar o uso de ferramentas industriais essenciais, como morsas e tornos, assim como ter conhecimentos teóricos e habilidades práticas, é indispensável para quem deseja se destacar nessa área.
Breve história da metalurgia
A metalurgia envolve a extração de insumos da terra, passando para o processamento e o uso dos metais. A descoberta do ouro e do cobre, encontrados na superfície da Terra e moldados com ferramentas simples, marcou o início da utilização desses metais na fabricação de adornos, armas e ferramentas nos primórdios das civilizações egípcia, romana, grega, entre outras.
Indo diretamente para a Idade Média,aEuropa medieval viu o aprimoramento das técnicas de forjamento e o desenvolvimento de novos tipos de fornos, como os altos-fornos, que permitiam a produção em massa de ferro e aço.
No entanto, foi ao longo da Revolução Industrial, no século XVIII, que muitas inovações aconteceram, surgindo o processo de pudelagem e o convertedor de Bessemer, usado para converter ferro em aço. Essa industrialização permitiu a produção em massa de produtos metálicos, impulsionando o desenvolvimento de infraestruturas, transporte e maquinaria.
Hoje a metalurgia moderna tem influenciado bastante a criação de ligas avançadas e superligas para aplicações específicas na indústria aeroespacial e eletrônica.
Portanto, a evolução dessa área é importantíssima para o progresso humano, pois possibilita os avanços em tecnologia, construção, transporte e muitas outras áreas. Desde as primeiras descobertas de metais nativos até as sofisticadas técnicas modernas, esse campo continua a ser uma disciplina fundamental na ciência e engenharia.
O que faz um metalúrgico?
O papel do metalúrgico é manipular e transformar metais, como ferro, aço, alumínio, cobre, entre outros, em produtos e estruturas metálicas que podem ser usadas para montagem de carros, ônibus, ou até mesmo outros tipos de equipamentos prontos preparados para uso.
Como iniciar na área de metalurgia?
Os cursos técnicos e profissionalizantes e as certificações são algumas formas de adquirir conhecimentos e ingressar no ramo. Ter essas certificações é fundamental para desenvolver uma carreira sólida e promissora.
Técnico em metalurgia
Durante o curso técnico em metalurgia, o aluno aprende sobre fundição, tratamento térmico, soldagem e ensaios não destrutivos. Geralmente com duração de dois anos, essa formação prepara os estudantes para atuarem diretamente na produção e no controle de qualidade de materiais metálicos.
Técnico em mecânica industrial
O técnico em mecânica industrial, embora não seja estritamente direcionado para a metalurgia, proporciona uma base de conhecimentos teóricos em mecânica, que são relevantes para áreas de manutenção industrial e operação de máquinas em indústrias metalúrgicas.
Técnico em soldagem
Os soldadores utilizam técnicas de união de materiais metálicos por solda, que envolvem o uso de diferentes processos de soldagem e inspeção. Esses tipos de conhecimentos são aprendidos nos cursos técnicos de soldagem.
Técnico em automação industrial
Com o aumento da automação na indústria metalúrgica, o curso técnico nessa área prepara os alunos para trabalhar com sistemas automatizados de produção e controle de maquinários.
Além disso, para se tornar um profissional qualificado, pronto para enfrentar qualquer desafio e aproveitar as oportunidades que surgem na área, algumas certificações complementam as habilidades técnicas. Conheça algumas opções.
- Certificação em ensaios não destrutivos (END);
- Certificação em soldagem;
- Certificação em gestão de qualidade como ISO 9001.
Áreas de atuação na metalurgia
Há diversas oportunidades no mercado de trabalho para o profissional formado no setor da metalurgia. Como mencionado, há diferentes ramos de atuação que uma pessoa pode exercer — entre elas em linhas de produção:
- indústria automotiva;
- siderurgia, produtoras de aço e ligas metálicas a partir de minérios;
- indústria aeronáutica;
- indústria naval;
- indústria de energia;
- pesquisa para desenvolvimento de novos materiais metálicos.
Por ser um campo amplo, o profissional dispõe de diversos recursos para desenvolver uma carreira promissora ao alinhar as habilidades teóricas adquiridas em cursos profissionalizantes com as práticas adquiridas com o exercício da função.