Conheça estratégias para atrair a atenção dos consumidores para o Dia das Mães
Pode parecer cedo para começar a pensar no Dia das Mães. Você está certo, é pouco provável que os consumidores estejam pensando sobre o que dar de presente para a mãe. No entanto, as empresas que ainda não começaram o seu planejamento de venda para a data estão atrasadas.
Já é a hora de começar a pensar em estratégias de vendas e promoções especiais para o Dia das Mães. Afinal, quanto antes você começar a preparar o negócio, maiores são as chances de ter um bom volume de vendas.
A dúvida é: como definir quais serão as estratégias utilizadas pela empresa? Será que existem dicas que se aplicam a diferentes segmentos do mercado? Quem deseja despontar nas vendas e fortalecer a marca pode aproveitar a data para colocar em prática algumas ações comerciais específicas.
Experiência de compra
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e isso faz com que as empresas precisem se adaptar a uma nova realidade.
Com o aumento da concorrência e a facilidade das compras online, tanto lojas físicas quanto lojas virtuais precisam entregar a melhor experiência de compra para os seus clientes.
Em muitos casos, é a experiência de compra que determina se um cliente vai estabelecer uma relação de confiança com o negócio.
Assim, a primeira dica para ampliar as vendas no Dia das Mães é entregar aos clientes uma experiência de compra única e completa.
Na prática, você deve aplicar melhorias no atendimento, proporcionando ao cliente um tratamento que supere as suas expectativas e estimule o interesse pela sua marca.
No caso das lojas online, entre as estratégias que podem ser implementadas nesse sentido estão: renovação do template do site, conferência dos processos, verificação do checkout, inclusão de novos meios de pagamento e eficiência na logística.
O atendimento de qualidade é um dos fatores considerados mais importantes no processo de decisão de compra, por isso, invista em melhorias contínuas em processos de atendimento na sua empresa.
Diversificação na oferta de produtos
Apostar na variedade de produtos pode ser uma excelente estratégia para atrair o interesse de um público mais amplo.
Isso não significa que você deve atender a nichos de mercado diferentes. Ao contrário, é indispensável focar no seu nicho, porém, é importante investir na diversificação dentro do seu nicho.
Pensando no Dia das Mães e na diversidade de opções de produtos que podem atender ao público, é interessante avaliar o perfil de mães que os seus produtos atingem, oferecendo soluções desenhadas pensando exclusivamente neles.
Surpreendendo os clientes
Com uma concorrência gigantesca e uma infinidade de opções de produtos para presentear as mães, pode parecer impossível surpreender os clientes.
No entanto, saiba que é possível usar a criatividade e investir em ações para surpreender os seus clientes. Inclusive, boas estratégias podem contribuir para a fidelização.
Se você quer se destacar da concorrência, basta planejar suas operações e investir na logística, garantindo que a entrega das mercadorias ocorra antes do prazo informado ao cliente.
Ao entregar antes do prazo, você surpreende positivamente o consumidor e essa experiência de entrega fortalece a sua marca.
Vale lembrar que os períodos de grande movimentação de vendas, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal são épocas em que muitas empresas atrasam as entregas em razão do grande volume de pedidos.
Portanto, se o gestor conseguir se organizar e planejar a logística de tal forma que as entregas sejam feitas antes do prazo, ele terá um grande diferencial em relação à concorrência.
Como fazer isso? Invista na parceria com transportadoras de qualidade e crie promoções especiais com a opção de frete grátis.
Ao planejar suas promoções e ações de Dia das Mães, pense no atendimento e experiência que você gostaria de experimentar durante a compra de um presente. Aposte no atendimento e na eficiência e aproveite o momento para fortalecer sua marca e conquistar novos clientes para a sua loja.