O mercado de trabalho tem se transformado muito ao longo dos últimos anos. Hoje, as empresas apostam em modelos de trabalho híbrido, com mais flexibilidade e incentivo à inovação e à criatividade. Já imaginou trabalhar em um escritório inspirado, por exemplo, nos conteúdos da Marvel?
Pois é justamente esse o conceito que vem sendo utilizado por muitas empresas, principalmente escritórios de empresas que atuam em setores de criatividade e inovação. Uma abordagem mais criativa dos espaços tem sido a estratégia escolhida para aumentar o engajamento e a criatividade dos profissionais.
Trabalho híbrido e transformação do mercado de trabalho
Trazer a criatividade para dentro do espaço físico de trabalho não é algo novo. Grandes empresas de tecnologia, como o Google e o Facebook, foram pioneiras na criação de escritórios “instagramáveis” — inclusive, antes do surgimento desse termo.
Mas, afinal, o que significa um “escritório instagramável” e por que esse conceito está em voga atualmente?
Com a pandemia, muitas pessoas foram forçadas a migrar para o home office. O que parecia ser uma experiência ruim em um primeiro momento acabou se mostrando um verdadeiro sucesso entre muitos profissionais. Houve quem conseguisse melhorar o desempenho, reduzir o estresse e os custos e ainda ter mais produtividade.
Trabalhar em casa se tornou a preferência para uma parcela considerável dos profissionais. Porém, com a retomada da “normalidade”, as empresas chamaram os seus funcionários de volta e identificou-se uma resistência para a retomada ao modelo de trabalho presencial.
Não é por acaso que muitas organizações continuam mantendo o home office, a maioria investindo no modelo de trabalho híbrido, que combina trabalho em casa e no escritório. Mas, afinal, onde entra o conceito de escritório “instagramável”?
Empresas chamam atenção com escritórios instagramáveis
Depois da pandemia, as empresas perceberam que precisavam definir estratégias para atrair a atenção dos profissionais para o escritório.
Criar um ambiente atraente, criativo e confortável foi uma das estratégias desenvolvidas — e é aqui que surge o conceito de instagramável.
Os gestores pensaram na construção de um ambiente físico que trouxesse motivação, engajamento e estímulo para as equipes, especialmente os mais jovens, que representam a maior parcela de profissionais desmotivados para retornar ao trabalho presencial.
Portanto, o conceito de “escritório instagramável” contempla um ambiente criativo, colorido, com paredes grafitadas, decoradas com quadros e peças de arte contemporânea, sofás coloridos, games, entre outros. Esses ambientes mais descontraídos e com uma estética diferenciada ajudam a mudar o humor, o bem-estar e a criatividade dos profissionais.
A ideia do escritório “instagramável” é que ele seja um ambiente confortável para o trabalho (como é o home office), tornando-se uma opção atraente para os funcionários. Quanto mais bonito e confortável for o escritório, maior será a produtividade dos trabalhadores.
E se engana quem acredita que aplicar o conceito de um escritório “instagramável” é algo que se restringe a grandes empresas. Qualquer negócio, independentemente de seu porte, pode criar um ambiente mais agradável e investir no bem-estar e na produtividade da equipe. A seguir, confira algumas dicas de como montar um espaço como esse.
- Escolha uma decoração divertida com temas que “conversem” com o perfil da sua equipe.
- Faça com que o ambiente tenha o máximo de acesso à luz natural.
- Crie espaços interativos e salas de reuniões privadas que convidem os funcionários a se locomover nos espaços e trabalhar em ambientes diferentes.
- Crie uma biblioteca com puffs e sofás.
- Disponibilize jogos de tabuleiro e incentive a socialização entre os membros da equipe.
O conceito parte da ideia de criar um ambiente agradável de colaboração e socialização. Quanto mais motivados os funcionários estiverem, maior será a produtividade. A consequência disso é o aumento do engajamento e, naturalmente, o crescimento do negócio.