Conheça o iDinheiro e descubra como a empresa pode ajudar na sua educação financeira
Com o avanço da tecnologia e a democratização do acesso à informação, as pessoas têm a oportunidade de acessar novas e diversificadas fontes de conhecimento. O iDinheiro é uma plataforma destinada à promoção da educação financeira e, desde seu lançamento, tem feito sucesso no país.
A educação financeira é um ponto-chave na formação dos cidadãos, já que ajuda na organização do orçamento pessoal e familiar, na escolha de investimentos, empréstimos, financiamentos, entre outros.
Qual é a importância da educação financeira?
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em abril de 2023 a parcela de famílias com dívidas (não necessariamente em atraso) chegou a 78,3%.
Esses dados são um indicativo importante de como a educação financeira é uma ferramenta necessária no controle de despesas e receitas do cidadão.
Por meio do acesso à informação e munido de conhecimentos sobre finanças, as pessoas aprendem como usar e aplicar melhor o dinheiro, fazendo o controle adequado das receitas e despesas pessoais e familiares.
Essa prática auxilia na promoção da saúde financeira e ajuda a atingir metas e objetivos, como viagens, aquisição de bens, pagamento de cursos e estudos, entre outros.
Nesse sentido, quanto maior a promoção da educação financeira e o acesso à ferramentas que auxiliem na organização das finanças e na escolha de investimentos, maior será o repertório de informações e a habilidade das pessoas de lidar com o dinheiro de maneira inteligente.
O que é iDinheiro?
A empresa iDinheiro surge exatamente no contexto que envolve o debate sobre a relevância da educação financeira no país.
Criada em 2020, a startup tem como principal objetivo democratizar e simplificar o acesso à informação, em especial os conteúdos sobre finanças. Somado a isso, também auxilia no processo de contratação de serviços financeiros, como cartões de crédito, contas digitais, empréstimos, financiamentos e investimentos.
Atualmente, o site é parceiro de mais de 100 instituições financeiras, entre elas grandes instituições como Bradesco, BTG, Itaú e Santander. Já no ano do seu lançamento, a startup foi incorporada ao Grupo CASH3, formado pelas empresas Alter, Méliuz, Melhor Plano e Promobit.
Quem criou o iDinheiro?
Lucas Tavares é o principal nome por trás da criação do iDinheiro. O diretor-executivo do iDinheiro e sócio do Méliuz tem uma história de vida e uma carreira profissional interessantes.
Nascido em 1991 na cidade de Matozinhos, Minas Gerais, o empreendedorismo esteve presente na sua vida desde muito jovem. Aos 14 anos, Lucas criou o seu primeiro negócio, uma loja que vendia objetos por R$ 1,99.
Aos 18 anos, o agora diretor-executivo do iDinheiro mudou-se para Belo Horizonte, quando iniciou os estudos na Universidade Federal de Minas Gerais no curso de Engenharia Química.
Durante o período univesitário, ele trabalhou como bolsista no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, além de ter estudado na California State University of Long Beach.
Foi em 2016 que decidiu abandonar os estudos em Engenharia Química para se dedicar ao mercado de tecnologia, ingressando como estagiário de operações na empresa Méliuz.
Por lá, Lucas teve uma progressão de carreira rápida, começou como estagiário em e-commerce, depois foi para o time de Marketing e, logo após, começou a atuar com as estratégias de CRM da empresa.
Um ano depois de entrar na Méliuz, ele já estava no time de operações do varejo físico. Em 2017, assumiu a Coordenação de Operações e o Comercial de pequenas e médias empresas, passando a atuar a nível nacional.
Já em 2018, tornou-se sócio da empresa e, dois anos depois, em 2020, assumiu a função de empreendedor interno, atuando no desenvolvimento de novos negócios. Foi nesse mesmo ano, em 2020, que ele fundou o iDinheiro.
Qual é o objetivo do iDinheiro?
A principal missão do iDinheiro é ajudar os milhões de brasileiros que desejam fazer escolhas financeiras mais inteligentes. A startup ajuda no processo de escolha e contratação de serviços financeiros.
A plataforma oferece conteúdos educativos, recomendações personalizadas, calculadoras trabalhistas, comparativos entre serviços, entre outros.
Atualmente, ultrapassa a marca de 3 milhões de acessos mensais e é considerada uma fonte confiável de informações por pessoas que desejam contratar serviços — financiamentos, empréstimos, aberturas de contas e cartão de crédito — e estão em dúvida na hora de escolher a melhor alternativa.