contato@comunicabc.com.br

19 de março, 2025

Paraenses são os que mais buscam o cartão de crédito para suas operações financeiras

paraenses usam muito o cartão de crédito

O estado do Pará ganhou destaque recentemente por liderar o ranking de busca por cartão de crédito entre os brasileiros.

Com uma impressionante demanda por essa forma de pagamento, os paraenses demonstram forte interesse no uso do cartão de crédito.

Entenda os motivos por trás dessa tendência e as implicações disso no cenário financeiro da região.

O uso do cartão de crédito pelos paraenses

Uma pesquisa conduzida pela Serasa em parceria com a Opinion Box, intitulada Finanças Regionais, revelou que os consumidores no estado do Pará têm a maior procura por cartões de crédito em comparação com outros estados brasileiros.

Aproximadamente 62,8% da população paraense busca essa modalidade de pagamento, e 79% dos consumidores optam por parcelar suas compras. Isso mostra um uso bastante elevado dessa modalidade de crédito.

A alta demanda por cartões de crédito na região pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo considerações regionais, econômicas e culturais.

De fato, não é necessariamente negativo que os consumidores do Pará procurem cartões de crédito, desde que isso seja acompanhado de educação financeira e responsabilidade para evitar armadilhas financeiras.

O aumento do uso do cartão de crédito na região

A pesquisa também revelou que cerca de 63% dos paraenses buscam aumentar os limites de crédito em cartões, enquanto empréstimos pessoais são a segunda opção, com 44%.

Vale notar que há aspectos positivos no interesse dos paraenses por cartões de crédito. Esse movimento pode indicar que as pessoas na região estão buscando expandir o acesso ao crédito para investimentos ou compras de bens de maior valor.

Além disso, o interesse crescente em cartões de crédito sugere que os consumidores paraenses podem estar se tornando mais conscientes a respeito dos benefícios do uso responsável do crédito, como a construção de um histórico de crédito sólido e a conveniência nas transações.

No entanto, é crucial lembrar que o aumento nos limites de crédito também traz consigo a necessidade de um gerenciamento financeiro responsável para evitar endividamento excessivo.

Hábitos de uso de cartão de crédito no Pará

A pesquisa também mostrou que 55% dos entrevistados afirmam fazer um controle mensal das próprias finanças, e 29,5% se destacam por organizar as finanças com foco em investimentos.

No entanto, é preciso ter cuidado a respeito dos riscos de endividamento excessivo e das altas taxas de juros quando o crédito não é utilizado de maneira responsável.

Por fim, 55% da população paraense se sente mais segura em relação às finanças em comparação com anos anteriores, mostrando um progresso no planejamento financeiro dos habitantes da região.

Observa-se que mais da metade dos entrevistados demonstra um certo nível de controle sobre as finanças, com uma parcela significativa focada em investimentos.

Cuidados na hora de usar o cartão de crédito

Em primeiro lugar, é muito importante  fomentar a educação financeira na região, com o objetivo de assegurar que os indivíduos empregam o crédito de maneira criteriosa.

Além disso, também é de vital importância levar em consideração a renda pessoal ao fazer uso do crédito, como um meio de prevenir o endividamento descontrolado e seus desdobramentos prejudiciais.

A pesquisa, portanto, realça a necessidade clara de harmonizar o acesso ao crédito com a prudência financeira, visando a construção de um estado de bem-estar financeiro sustentável no Pará.

Por fim, ao alinhar o acesso ao crédito com a responsabilidade financeira, é possível alavancar os benefícios do crédito enquanto se mitigam os potenciais perigos financeiros, pavimentando assim o caminho para uma estabilidade duradoura e um futuro financeiro mais seguro no Pará.

Tags:

Redação LUB Portal

Redação LUB Portal

O LUB Portal é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *