Saiba mais sobre quais são os 4 principais cuidados que uma pequena empresa precisa ter para uma boa gestão
O primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa é uma boa gestão, e para os pequenos negócios isso é mais do que uma necessidade. Afinal, ter e manter excelentes ações e de gestão para empresas pequenas é uma obrigação. Desse modo, o planejamento estratégico se faz crucial para o crescimento das empresas, e para ajudar o seu negócio a ter uma boa gestão existem algumas práticas que mudam completamente a recepção que ela vai ter com possíveis clientes.
A maioria dos empreendedores começa seu negócio com um sonho: mais liberdade para tomar decisões, maior rentabilidade, uma vida com mais propósito, entre outras motivações. Nesse contexto, a gestão de empresas pequenas passa a ser uma necessidade muito mais complexa. Isso porque ela envolve vários aspectos como, acompanhamento de estoque, planejamento financeiro e análise de concorrência.
Para conseguir dar conta do desafio que é ter uma empresa pequena, é muito importante se manter bem informado sobre o mercado e investir em práticas que realmente elevem o seu negócio. Um ótimo exemplo disso é o SEO, que tem se tornado cada vez mais uma opção para aumentar a presença on-line de pequenas empresas através do tráfego orgânico e de dicas assertivas que beneficiam a empresa a longo prazo.
Você confere abaixo 6 cuidados que toda pequena empresa deve ter para que o gerenciamento seja feito da maneira correta.
1 – Cuidar da gestão do estoque
O estoque é uma parte muito importante na operação de qualquer empresa. Seja para uso interno, seja para vendas, sempre vai ser necessário organizar muito bem todos os itens. Um bom controle de estoque é o que permite que a empresa planeje as compras, calcule o giro das mercadorias e reduza a necessidade de utilizar o dinheiro do caixa. É importante que o estoque tenha um inventário, que é a lista com quantidade, identificação e classificação dos itens ali estocados. Assim, todos os artigos necessitam ser cadastrados assim que chegam à companhia e baixados ao saírem.
2 – Prestar atenção na gestão financeira
Um dos principais propósitos de se dedicar a uma atividade empresarial é ter e garantir rentabilidade. Assim, cuidar das finanças é essencial para garantir boas entradas e o bom uso do dinheiro. Quem realiza a gestão de uma empresa pequena deve sempre acompanhar de perto os indicadores de desempenho, para que o controle financeiro seja eficiente. Os indicadores financeiros que devem ser observados de perto são: contas a pagar e receber, saldos de contas correntes, despesas fixas e variáveis e o planejamento financeiro de compras e investimentos.
3 – Monitorar as receitas
Monitorar as receitas não serve só para se preparar para possíveis momentos de crise. Também é possível utilizar esse monitoramento para visualizar o crescimento da empresa e aproveitar as oportunidades de investir no que tem trazido mais retorno. Ainda, esse monitoramento permite que você perceba rapidamente quando há queda no faturamento, o que possibilita a criação de um plano para superar as dificuldades.
4 – Reduzir despesas
Fazer mau uso do dinheiro que se ganha pode fazer com que você tenha ainda mais trabalho desnecessariamente. Por isso, é muito importante ter controle das despesas para expandir a rentabilidade sem diminuir o faturamento. Faça uma lista com todas as despesas de maneira que você consiga identificar se há algo de errado e que pode ser reduzido, quanto menos despesas, mais rentabilidade. Além disso, saber o valor exato das despesas da empresa aumenta a chance de obter negociações mais vantajosas.
5 – Definir metas e objetivos
Ter metas e objetivos bem estabelecidos é o principal ponto para qualquer empresa que deseja crescer no mercado, e para garantir que eles sejam bem definidos é indispensável que a companhia tenha como foco metas e objetivos possíveis. Estabeleça metas mensais, semestrais e anuais para que todos da sua empresa saibam onde devem chegar. Elas podem ser definidas por áreas, como produção, expansão e faturamento.
6 – Ter estratégias de marketing
Um bom planejamento de marketing pode fazer toda a diferença na gestão de pequenas empresas. Afinal, um marketing de respeito vai garantir que o seu negócio, seus produtos e serviços sejam bem-vistos pelos possíveis clientes. A principal dica é criar uma estratégia de marketing em duas frentes, on-line e offline, assim sua companhia vai conseguir atingir diferentes segmentos.