Esse novo recurso pode até substituir o uso das maquininhas de cartão. Conheça mais sobre ele neste artigo e veja se vale a pena introduzi-lo no seu negócio
Quando o Pix surgiu ele conquistou facilmente o coração de diversos brasileiros, e em menos de um ano já se tornou um dos principais meios de pagamentos, tanto em compras físicas quanto online.
E agora o Banco Central está lançando a funcionalidade do Pix parcelado, que permite usar essa forma de pagamento como um cartão de crédito e assim parcelar as compras.
Dessa maneira, o Pix parcelado funcionaria para os lojistas como uma maquininha que o dinheiro cai na hora, apesar dele apresentar algumas diferenças em relação a ela.
Neste artigo, você saberá como o Pix parcelado funciona e verá se vale a pena oferecer ele no seu negócio!
O que é e como opera o Pix parcelado?
Também conhecido como Pix Garantido, essa nova funcionalidade permite que os usuários usem suas chaves do Pix como se fosse um cartão de crédito.
Dessa forma, ao usar esse meio de pagamento, o consumidor poderá parcelar as suas compras usando o Pix. Assim, o lojista vai receber o valor total do pedido, enquanto que o consumidor vai poder pagar essa compra de forma parcelada.
Para que esse recurso funcione, as instituições bancárias vão precisar liberar uma linha de crédito, também conhecida como valor limite, que representará o valor total que o consumidor poderá usar nas suas compras parceladas pelo Pix.
Até onde se sabe, ao realizar o parcelamento de uma compra com o Pix, o consumidor poderá arcar com juros mensais referente a ela dependendo da quantidade de parcelas feitas, da mesma maneira acontece com o cartão de crédito.
No entanto, os juros cobrados podem ser menores que o cheque especial ou juros rotativos do cartão de crédito, já que nesse tipo de operação os bancos não precisam lidar com intermediários de pagamentos, como as bandeiras.
Quais as diferenças do Pix parcelado para a maquininha?
Apesar do Pix parcelado funcionar na prática como uma compra parcelada no cartão de crédito, podemos ver que esse recurso possui algumas diferenças quando comparadas às vendas feitas na maquininha.
O Pix parcelado pode ter uma taxa mais baixa, já que não depende da bandeira como intermediária, e consegue fazer com que o lojista receba rapidamente pela venda.
Abaixo você conhece melhor essas diferenças entre as duas opções de pagamento.
Tarifas baixas
A começar pelo fato de que o Pix parcelado pode ter tarifas menores para o lojista, que não precisará arcar com as altas taxas que diversas maquininhas acabam cobrando dos empreendedores.
Não depende de bandeiras
Os pagamentos feitos com o Pix parcelado não precisarão considerar a bandeira de um cartão. Dessa maneira, os lojistas não precisarão mais contar com diversas maquininhas de cartão para aceitar os pagamentos e terão uma economia na aquisição delas.
Pagamento mais rápido
Ao usar as maquininhas, geralmente o dinheiro de uma venda pode demorar alguns dias ou semanas para cair na conta do lojista. Com o Pix isso é diferente porque, mesmo na opção parcelada, o lojista poderá receber o total da venda na sua conta na mesma hora.
Vale a pena aderir ao Pix parcelado?
O Pix parcelado oferece sim muitas vantagens, tanto para o lojista quanto para o consumidor. A partir dele, muitas pessoas que não tem um cartão de crédito podem ter a oportunidade de realizar compras parceladas com essa função.
Além disso, não podemos esquecer que os pagamentos via Pix se tornaram uma febre desde que o recurso foi lançado no final de 2020, e hoje é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros.
Dessa maneira, os lojistas podem se beneficiar ao oferecer essa opção de pagamento e assim atingir um público maior de pessoas.
No entanto, para saber se essa opção realmente vale a pena para o seu negócio é preciso que você conheça muito bem o seu público e como ele se comporta ao realizar compras.
Por exemplo, apesar do Pix parcelado oferecer vantagens para os consumidores, ele exige que o público tenha uma maturidade digital maior para conseguir realizar o pagamento.
Assim, se o seu público não tem essa maturidade ou simplesmente não gosta de lidar com novas tecnologias, os pagamentos feitos com a maquininha podem ter que continuar por um tempo.
Mas, se o seu público adere facilmente a novas tecnologias e já tem o hábito de fazer compras pelo Pix, pode ser que esse recurso realmente ajude o seu negócio.
No geral, tudo é uma questão de como o seu público se comporta e se ele vai gostar da experiência de finalizar os pedidos com o Pix parcelado.