A popularização dos aplicativos de delivery de alimentos mudou hábitos alimentares e também a operação de restaurantes
Atualmente, nós vivemos em uma sociedade altamente tecnológica. Quase todas as pessoas estão com um smartphone à mão, seja para conversar, paquerar, fazer compras, entre outras centenas de funções que um celular possui. Com isso, uma nova tendência foi estabelecida a partir da acessibilidade e praticidade que alguns aplicativos nos proporcionam.
Por meio do smartphone é possível pedir o almoço, comprar remédios, artigos de moda e até mesmo fazer compras no supermercado online no atacado. No entanto, essa modernização de compras criou um novo modelo que trouxe mudanças para o setor alimentício. Se você quer conhecer essas transformações, leia o artigo abaixo.
Delivery de alimentos no Brasil
A entrega de comida no Brasil já é praticada há bastante tempo, afinal, quem nunca ligou para pedir uma pizza ou um hambúrguer com batata frita naquela lanchonete perto de casa?
Contudo, com a nova realidade na qual vivemos agora, com internet rápida e smartphone sempre em mãos, o mercado de delivery passou por um grande processo de modernização.
Outro fator culminante para isso foi a pandemia de covid-19 em 2020. A política de distanciamento social que obrigou as pessoas a ficarem em casa fez com que aumentassem os números de pedidos de comida online através dos sites dos estabelecimentos ou aplicativos de delivery.
Uma pesquisa da Comprar Acciones da Espanha divulgou dados de que apenas em 2020 o delivery online de alimentos cresceu em 27%. Somente o Brasil foi responsável pela metade desse crescimento. Outros dados mostram que o download dos apps de delivery, que falaremos mais à frente, cresceu em 120%.
As maiores empresas de delivery
Devido à alta demanda de pedidos encomendados de forma online, algumas empresas foram criadas para terceirizar entregadores para as empresas que não conseguem arcar com um profissional de entrega.
Outros estabelecimentos, além de restaurantes, entraram nesse mercado de entregas. Nessas plataformas, podemos encontrar farmácias, mercados, pet shops e outras lojas.
A maior dessas empresas é o Ifood, que chegou ao Brasil em 2011 e já conta com mais de 1 milhão de estabelecimentos parceiros. Além do Ifood, outras empresas de delivery famosas no Brasil são o Rappi e o James Delivery, que é mais recente.
A Uber, empresa de transporte privado, também tinha uma plataforma de delivery, chamada Uber Eats. Infelizmente, a Uber Eats encerrou suas atividades no Brasil, alegando algumas dificuldades impostas por conta da exclusividade do Ifood.
Transformações nos restaurantes e nos hábitos de consumo
Com toda essa transformação, tanto as empresas quanto os consumidores também estão passando por mudanças. Por exemplo, hoje em dia é muito comum você chegar a um estabelecimento de fast food e ver muitos entregadores dessas empresas, como Ifood e Rappi, nas filas esperando a entrega.
Por mais que esse serviço beneficie o consumidor que está fazendo o pedido para ser entregue na sua casa via internet, o cliente que está no estabelecimento sofre com esperas mais longas.
Outro fator em que o delivery de alimentos acaba sendo pressionado é na velocidade de entrega das comidas.
Com essas plataformas de pedidos online, o cliente se tornou muito mais exigente na rapidez da entrega do seu pedido. Quando a velocidade da entrega não é satisfatória, muitas vezes o cliente vai avaliar o restaurante ou até mesmo o entregador com uma nota baixa no aplicativo.
Como falamos, o uso dessas plataformas de entrega não é restrito à alimentação, fazendo entregas de remédios, compras de supermercado e até mesmo de artigos pet.
No entanto, a maior parcela se origina das redes de lanches. Isso faz com que muitas pessoas, na correria do dia a dia, passem a se alimentar de forma menos saudável.