As especializações e o conhecimento das doenças são essenciais na área da medicina. Porém, um médico que foca apenas na parte teórica e nas hard skills relacionadas com sua área pode não oferecer um atendimento tão bom aos seus pacientes. E, por isso, é preciso pensar nas soft skills.
Fica faltando a parte humanizada, o conseguir se colocar no lugar das pessoas envolvidas, que inclui não somente o paciente, mas também enfermeiros, psicólogos, secretárias e outros médicos.
Além disso, uma consulta é diferente de um concurso de residência médica, afinal, neste é preciso entender muito bem da parte teórica para responder às perguntas e ir bem na prova. A partir do momento em que se inicia o atendimento ao público, é hora de trabalhar também as soft skills.
O que são soft skills
Enquanto as hard skills são as competências e habilidades técnicas necessárias para que o médico possa desempenhar sua profissão, as soft skills estão relacionadas com questões que não precisam constar no currículo, mas que farão muita diferença no atendimento.
Trata-se das habilidades interpessoais como a inteligência emocional, a gestão de tempo, a boa comunicação e a empatia.
As soft skills indispensáveis
As soft skills ajudam a oferecer um melhor atendimento ao paciente, além de garantir que o médico consiga trabalhar bem em equipe ao lado de outros profissionais. Dentre as principais habilidades valorizadas estão:
Ética
O compromisso com a verdade é a principal questão relacionada com a habilidade da ética. No entanto, inclui outras pautas como a pontualidade, o sigilo médico e o respeito aos pacientes e as demais pessoas envolvidas no dia a dia do profissional.
Empatia
Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro com o intuito de entendê-lo melhor é indispensável para um bom atendimento médico. O objetivo é oferecer consultas mais humanizadas, sem tratar o paciente como apenas um número e manter a estabilidade emocional tanto no atendimento quanto com os colegas de trabalho.
Resolução de conflitos
Conflitos podem acontecer durante a rotina e é preciso ter a habilidade de resolvê-los sem perder o controle, seja com o paciente, seja com a equipe envolvida. É importante saber ouvir, trabalhar a comunicação eficaz e avaliar a satisfação de funcionários e pacientes periodicamente.
Comunicação eficaz
Por ter contato com termos complexos, o bom profissional da saúde precisa saber como transmitir seus conhecimentos para o público leigo. É conseguir explicar sobre um tratamento ou doença, mas envolve também estar apto a ouvir e entender o outro lado.
Trabalho em equipe
O trabalho de um médico não acontece sozinho, ao contrário, ele precisa ter boas habilidades para trabalhar em equipe, mesmo que opte apenas pelo atendimento em consultório. Será preciso aprender a liderar (e não ter perfil de chefe), dividir tarefas e tomar decisões ao lado de outros profissionais.
Flexibilidade
Ter flexibilidade é uma soft skill muito desejada na área médica, afinal, a rotina tende a ser bastante corrida. O objetivo é estar aberto às novas tecnologias e às novas formas de atendimento que surgem, principalmente se puderem facilitar e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Inteligência emocional
Pressão, angústia, dores e até óbito são situações constantemente presentes na rotina dos médicos, assim, é preciso ter inteligência emocional para conseguir lidar com todas e se manter firme. O profissional necessita estar apto para ter empatia e entender o lado do paciente, mas, ao mesmo tempo, separar as próprias emoções enquanto lida com aquela questão.
Criatividade
Muitas pessoas não imaginam que a criatividade seja uma soft skill esperada dos médicos, mas, sim, ela faz parte da rotina. Em determinadas situações será exigido um olhar diferente e a busca por soluções inovadoras que possam ajudar tanto a equipe quanto os pacientes.