Quem já possui redes sociais há muito tempo tem notado que as principais redes, como o Facebook e o Instagram, vêm passando por diversas mudanças nos últimos anos, como a introdução de novas tecnologias, a busca por novos formatos de conteúdo e de um modelo de negócios mais atrativo para marcas.
Fato é que as redes sociais deixaram há algum tempo de ser simplesmente um espaço de interação social. No dia a dia, as redes sociais precisam facilitar diversas outras questões além das relações sociais, como comprar pela Internet e adotar um modelo lucrativo para a manutenção das redes e a projeção de recursos baseados em novas tecnologias.
Abaixo, fizemos uma lista com diversas tendências emergentes nas redes sociais. Confira:
Conteúdo em vídeo
Uma das principais tendências emergentes nas redes sociais é o conteúdo em vídeo. O consumo de vídeos está em alta, e as principais redes sociais estão investindo em recursos para aprimorar e facilitar esse tipo de conteúdo. Novas redes sociais, como o TikTok e o Kwai, introduziram um novo formato de consumo de vídeos, com plataformas de vídeos curtos, que foi seguido pelo Facebook e pelo Instagram.
Além de vídeos curtos e no formato vertical nas redes sociais, há também um grande investimento para as transmissões de vídeo ao vivo. Os streamers são as novas caras nas redes sociais, já que passam horas gerando entretenimento. Inclusive, muitos criadores de conteúdo já produzem pensando nos novos formatos, construindo conteúdos que vão desde vlogs a vídeos curtos.
Marketing de influência de nicho
O crescimento das marcas nas redes sociais se deve principalmente ao aumento do marketing de influência. Usar influenciadores digitais é uma ação bastante eficiente para que marcas possam gerar mais engajamento e vendas. E a tendência é que o marketing de influência segmente-se cada vez mais.
O marketing de influência de nicho tem mostrado grande potencial para negócios de diversos segmentos e portes. Demorou um pouco, mas se tornou perceptível que gerar engajamento não depende de influenciadores com milhões de seguidores.
Atualmente, o foco do marketing de influência são os microinfluenciadores, criadores de conteúdo que possuem entre 5 e 10 mil seguidores, mas que são bastante influentes em nichos específicos de mercado.
Menos relação social e mais negócios
Já deu para perceber que as redes sociais estão cada vez menos promovendo relações sociais e promovendo cada vez mais negócios. E isso se deu pela necessidade de um modelo de negócio sustentável. As redes sociais precisam ganhar dinheiro, e o caminho escolhido foi os anúncios e os recursos para marcas e influenciadores.
Quem tem um negócio ou trabalha como criador de conteúdo sabe que se não investir dinheiro em anúncios ou alcance, o engajamento diminui. As marcas têm investido em recursos para anúncios e planos de assinaturas para marcas e influenciadores conseguirem ter acesso às novidades. Isso mostra que a tendência é que as redes sociais no futuro sejam fontes de oportunidades de negócio e não apenas de interação social.
Novas tecnologias em alta
O uso de novas tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial), a realidade virtual e a realidade aumentada, têm pautado os novos recursos das redes sociais. A criação de conteúdo mais segmentado e personalizado demanda o uso de novas tecnologias para oferecer melhores ferramentas para usuários, criadores de conteúdo e marcas.
A segmentação de conteúdo tem sido o principal alvo das novas tecnologias nas redes sociais. Facebook e Instagram têm adotado estratégias semelhantes como o uso de IA para a personalização de feeds, com recomendações de conteúdos segmentados para cada usuário.
Como vimos, as principais tendências de redes sociais são voltadas para a geração de negócios. As redes sociais do futuro devem focar um conteúdo personalizado, para que os usuários possam consumir influenciadores e marcas com mais qualidade e seguirem ativos nas redes.