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18 de maio, 2024

7 desafios e tendências do marketing digital para 2023

marketing digital

2023 já começou com uma certeza: o marketing digital se mantém cada vez mais forte e renovado. Com isso em mente, a sua empresa precisa se atentar às soluções em SEO para aumentar as conversões, captar novos clientes, fidelizá-los e, é claro, vender mais. No entanto, o que não faltam são desafios. Afinal, os clientes estão com o nível de exigência nas alturas e sabem o que querem para resolverem suas dores. Então, nada melhor do que ficar sintonizado nas tendências para este ano, como as que selecionamos neste post. Confira!

1. Customer experience 

A experiência do cliente continua em evidência e está na crista da onda do marketing digital. Muito além do que um bom preço, qualidade nos produtos e serviços, os consumidores querem soluções rápidas e certeiras.

Por isso, as tecnologias 4.0 são fundamentais para o seu negócio online obter cada vez mais sucesso. É preciso construir mensagens relevantes para o seu público-alvo, focando na satisfação, ou seja, todos os processos do funil de vendas devem focar na boa experiência.

Nesse sentido, a segmentação é essencial para você atender com maestria às necessidades da sua persona, além de pesquisas bem apuradas para desvendar e atender às preferências dos seus clientes.

2. Omnicanalidade

O que era motivo de alguns temores no passado, agora é junção de forças. A junção dos meios físico e digital é uma forte tendência do marketing digital para 2023, assim como a chegada da internet não acabou com as emissoras de rádio.

Ao colocar em prática a omnicanalidade, o seu negócio terá forças imensuráveis, explorando o que há de melhor em cada um desses universos.

Assim, quem tem uma loja física precisa continuar com as ações de vitrine e também com investimentos na web, fazendo com que as vendas cresçam na mesma velocidade das expectativas.

Mas, para que isso se torne realidade, é preciso investir não só em marketing digital, como também em Tecnologia da Informação (TI) como, por exemplo, por meio da instalação de um software de gestão integrada, otimizando os trabalhos.

3. Copywriting

Escrever conteúdos incríveis, persuasivos e que se comunicam adequadamente com a sua persona. Mais uma vez, a estratégia de copywriting está em alta.

Com ela, é possível melhorar a experiência do cliente, retê-lo e ainda estreitar o relacionamento. Afinal, “quem não é visto, não é lembrado”.

Portanto, o copywriting enfatiza os benefícios dos produtos e serviços, atrai, motiva e ainda educa o seu público-alvo, sendo um investimento com excelentes resultados, principalmente a longo prazo. 

Com isso em mente, vale a pena investir no marketing de conteúdo, gerando confiança e credibilidade com seus clientes, além de autoridade na web.

4. Migração para a nuvem 

Apesar de já fazer parte do cotidiano, a migração para a nuvem vai aumentar em 2023, trazendo mais segurança nos dados. 

Ao manter os arquivos dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a sua empresa terá mais flexibilidade, escalabilidade, segurança e alta disponibilidade. Sem falar na otimização do tempo.

Para isso, faça uma profunda análise do seu negócio e veja as melhores soluções de aplicabilidade, fazendo acontecer a parceria custo-benefício.

5. Landing pages

Seja em dispositivos móveis ou voltadas para PCs, as landing pages são excelentes para direcionar o tráfego, com um aumento considerável na taxa de conversão.

Trata-se de uma criação que não pode fugir dos seus conteúdos, principalmente por meio de uma apresentação persuasiva, clara e objetiva.

Para conquistar mais clientes e vender mais, invista sempre em um título forte, com proposta de valor e uma chamada para ação (CTA) irrecusável.

6. SEO

Que empresa não quer melhorar o posicionamento nas buscas no Google e outros motores de buscas? Com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), os seus conteúdos estarão sempre na primeira página.

Dessa forma, SEO é uma ação que integra as tendências do marketing digital, mantendo-se em campo com força em 2023.

Ao ser realizada adequadamente e por profissionais capacitados, as técnicas de SEO impactam diretamente no aumento da lucratividade e na presença online.

7. Métricas

Como os dados estão sendo vistos como verdadeiros diamantes do mercado, as métricas trazem informações quantitativas que auxiliam nas tomadas de decisões.

Portanto, elas apresentam não só o desempenho de um produto ou serviço, mas também indicam o que precisa ser mantido, melhorado ou cortado.

Assim, a análise dos dados não pode fugir das suas ações em 2023. Afinal, essa análise auxilia no engajamento e nas estratégias de marketing, fazendo com que o seu negócio cresça e se mantenha sempre na crista da onda do mercado.  

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Redação LUB Portal

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