contato@comunicabc.com.br

22 de abril, 2024

Conheça o perfil dos clientes de consórcios

perfil dos clientes de consórcios

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o primeiro semestre de 2022 ultrapassou a cota de 1,85 milhão de consórcios, o melhor resultado no último decênio. Esse registro superou o ano de 2021, que contou com o registro de 1,65 milhão.

Seja para comprar motos, uma casa, um carro ou contratar serviços, o consórcio é um meio a que muitos brasileiros recorrem para adquirir um bem, visto que não possui urgência e não tem juros.

Além disso, muitas vezes falta o dinheiro para dar a entrada. Dessa forma, pagar parcelas pré-definidas e que cabem no bolso do trabalhador é a melhor opção para facilitar a vida e o deslocamento.

Perfil dos clientes que fazem consórcio

Dados coletados da Turn 2C, do mercado de consórcios, mostraram que os homens eram a maior parte dos clientes, 69,1%, enquanto apenas 30,9% eram mulheres. Esse aumento do público feminino participando de consórcios pode ser explicado pelo crescimento do número de negócios femininos abertos e a volta das mulheres aos estudos e ao mercado de trabalho.

Sobre as aquisições, a ABAC mostra que os homens correspondem a 73% dos compradores de motocicletas e 70% dos que compram caminhões. As mulheres saem na frente quando o assunto é obtenção de serviços (58%) e eletroeletrônicos (55%).

Em relação à faixa etária, os mais jovens, com idade de até 29 anos, representaram uma fatia de 17% do total de consórcios, enquanto indivíduos na faixa etária de 30  a 39 anos corresponderam a 26%; e pessoas entre 40 a 49 anos somaram 23% do total de negócios feitos.

Em relação à região, o Sudeste saiu em destaque, abrigando três das cinco cidades que mais fazem consórcio. Os cinco municípios que se destacaram na venda de consórcio foram:

  • São Paulo (15,4%);
  • Rio de Janeiro (3,3%);
  • Salvador (2,2%);
  • Curitiba (2,1%);
  • Belo Horizonte (2%).

Ao analisar a renda dos clientes do consórcio, verificou-se uma média entre R$ 1 mil a R$ 3 mil reais. Os indivíduos que optam por comprar uma moto possuem uma renda mais baixa. Já os clientes que compram imóveis e carros possuem renda variando entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Para clientes que compram caminhão, a renda mensal foi de R$ 5 mil reais e acima.

Ao constatar os fins para os quais os consórcios foram contratados, foi possível notar que a compra de automóveis ficou em primeiro lugar, com 34,27%; em segundo lugar, ficou a aquisição de uma casa (28,99%); e em terceiro lugar, clientes que queriam comprar um caminhão (7,46%).

No entanto, no início de 2022, ocorreu um aumento de 31% no valor dos automóveis. Os carros populares tiveram um acréscimo de 44% em seu valor, montante mais expressivo que a soma dos últimos três anos. Esse cenário, juntamente com o aumento da taxa de juros, poderá afetar quem deseja adquirir um automóvel.

Por outro lado, também observou-se um aumento do comércio de motos zeradas em 2022, mostrando a preferência desse meio de transporte por parte dos brasileiros, por ser mais econômico e ágil que o carro. Entre os meses de janeiro a agosto de 2022, as vendas assinalaram uma alta de 18% em relação ao ano de 2021.

Facilidades do consórcio

Quando se fala em comprar um imóvel, carro, moto ou serviço, o consórcio vem logo à mente de muitas pessoas. Nele, os valores são definidos de acordo com a realidade do cliente e é mais barato em relação a outras modalidades de crédito, além de não cobrar juros e nem possuir valor de entrada.

Ele também apresenta uma variedade de planos e flexibilidade para usar os créditos. Além disso, o valor final não fica defasado, pois será reajustado anualmente, visto que alguns consórcios duram anos.

Tags:

Redação LUB Portal

Redação LUB Portal

O LUB Portal é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *