A coleta, manipulação e análise de dados é cada dia mais primordial para o sucesso de um empreendimento, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.
Através dos dados da operação, do mercado e da audiência da empresa, é possível ter um olhar amplo da organização e garantir processos constantemente otimizados para rentabilidade.
Além de ser uma forma eficiente de conquistar um controle de qualidade para os produtos e serviços.
Um dos sistemas mais indicados para suprir essa demanda estratégica é o ERP, Enterprise Resource Planning. Conheça o mecanismo e saiba como o ERP para ERP para pequenas empresas poderá beneficiar seu negócio.
O que é ERP e como funciona?
O Enterprise Resource Planning é um modelo de software para gestão cujo objetivo é centralizar e integrar as atividades de todos os setores da empresa.
No dia a dia, todo gestor e empreendedor sabe como pode ser difícil e ineficiente trabalhar com diferentes softwares e plataformas, tendo informações espalhadas e dados difusos, pois isso atrapalha muito a comunicação entre setores. O ERP surge justamente para garantir a integração das informações.
O sistema ERP pode variar conforme cada empresa desenvolvedora do software, que oferece a ferramenta de acordo com as necessidades do cliente que contrata o serviço.
No entanto, alguns princípios são padrão. São eles:
- Automatização de processos de todos os setores;
- Fluxo de informações unificado;
- Acompanhamento de dados em tempo real;
- Favorecimento da tomada de decisão;
- Integração rápida dos setores.
Quais os benefícios do ERP para Pequenas Empresas?
Além da integração de informações, existem inúmeros outros benefícios da utilização do ERP para pequenas empresas. O sistema proporciona um efeito em cadeia em qualquer organização ao passo que impacta diretamente na tomada de decisão gerencial e no dia a dia da operação.
Veja algumas das principais vantagens do ERP para pequenas empresas
#1 Tomada de decisão data-driven
Sabemos que basear os passos do empreendimento em especulações e dados inconsistentes pode ser um tremendo tiro no escuro com consequências diretas na saúde financeira e organizacional da empresa.
Por isso, a tomada de decisão orientada por dados (data-driven) é uma das formas mais bem sucedidas de promover melhores resultados, sistema de controle de qualidade eficiente e maior competitividade para a organização.
#2 Segurança de dados
O fenômeno da transformação digital nas empresas trouxe à tona a necessidade de sistemas empresariais capazes de garantir a segurança de dados sensíveis.
Através da criptografia, utilização de firewalls e controle da informação, os softwares ERP são ideais para garantir a segurança de dados das empresas.
#3 Menos desperdícios e falhas
Se os desperdícios na operação já causam impactos severos para as empresas de grande porte, uma falha operacional pode ser determinante para a sobrevivência de uma empresa pequena.
Com dados poderosos gerados pelo ERP, é possível que a gerência enxergue os maiores gargalos da operação e atue diretamente nesses focos para evitar desperdícios e falhas.
#4 Automação de processos
Tarefas burocráticas e repetitivas que poderiam ser automatizadas, mas não são, definitivamente representam um desperdício enorme nos processos da organização.
Otimizar o tempo da força de trabalho facilita não só na redução de desperdícios, mas também na padronização das atividades e na garantia de maior agilidade na equipe.
A consequência disso você já deve imaginar: melhoria contínua e otimização dos tempos de ciclo da operação, isto é, economia de recursos valiosos como tempo e dinheiro.
#5 Redução de custos sem impactar a produtividade
E por falar em reduzir custos, eis um outro benefício do software de gestão integrada ERP, a redução de custos sem impacto na produtividade.
É certo que cortes financeiros podem afetar diretamente a produtividade do negócio à medida que influenciam diretamente o cotidiano da operação.
No entanto, o ERP possibilita a previsibilidade do uso dos recursos através dos insights valiosos que a coleta dos dados da empresa proporciona. Com isso, a gerência pode tomar decisões efetivas de redução de custos sem que isso impacte a cadeia produtiva.
Quanto custa um ERP para pequenas empresas?
O valor da implementação do sistema ERP para pequenas empresas pode variar conforme:
- Quantidade de usuários que irão acessar simultaneamente;
- Quantidade de módulos que a empresa precisa;
Ao orçar com diferentes plataformas, garanta que você esteja optando por aquelas que oferecem o desenvolvimento do ERP conforme as necessidades do seu negócio.
Conclusão
A implementação de um sistema ERP para pequenas empresas é um investimento indispensável para ajudar as empresas a atingirem suas metas.
Com um sistema ERP integrado, as pequenas empresas podem unificar e automatizar seus processos de negócios, resultando em uma melhoria significativa na eficiência e na efetividade.
Além de oferecer uma visão centralizada dos dados da empresa, permitindo que os líderes tomem decisões baseadas em dados precisos, resultando em um aumento na agilidade da empresa e uma redução nos erros de processamento manual.