contato@comunicabc.com.br

9 de novembro, 2024

Home office X escritório profissional: quais as diferenças das estruturas?

mulheres no escritório home office

Escritório ou home office? Essas duas estruturas oferecem benefícios incríveis

Com o home office ganhando cada vez mais notoriedade em território nacional, muitos empresários estão divididos entre as diferenças de um escritório profissional e o ambiente home office. Claro que existem muitas diferenças nas estruturas, e também nas tecnologias presentes em cada uma dessas estruturas, desde uma impressora multifuncional até o espaço, o computador e o ambiente podem auxiliar na produtividade ou, então, atrapalhar.

Muitas pessoas que optam por trabalhar em home office utilizam máquina própria para conseguir fazer o serviço mais rápido, enquanto no escritório profissional, a pessoa precisa utilizar os computadores e tecnologias que a empresa possui, o que pode ser difícil para algumas pessoas que tem afinidade com o computador próprio ou notebook.

Escritório profissional ou home office? Entendendo as diferenças

Para entender melhor as diferenças entre o escritório profissional e o home office, foram separadas neste artigo as principais diferenças que podem ser observadas ao comparar cada uma das opções de trabalho.

Computadores

No home office, utilizar o computador próprio pode ser vantajoso, e trazer para o ambiente de trabalho a possibilidade do profissional exercer suas atividades de maneira mais ágil, já que a “máquina” que ele estará “operando” é a mesma que ele utiliza em seu cotidiano.

Ter o benefício de utilizar o computador próprio para trabalhar é ótimo, caso a máquina própria seja mais rápida que a máquina oferecida pela empresa. Outro ponto positivo em utilizar o computador próprio no home office é que não terá que dividir a máquina com outras pessoas, podendo então ter maior privacidade.

Já em um escritório profissional, caso o colaborador possua colegas de trabalho, o computador da empresa está à mercê de todos, não possuindo total privacidade no trabalho. Outro ponto que deve ser ressaltado é que o computador pode não ser tão rápido quanto o computador próprio.

Mas o profissional terá o benefício de não estar utilizando as peças do seu computador pessoal, que possui vida útil e que com o uso excessivo pode desgastar mais rápido.

Logo, a diferença entre o home office e o escritório profissional neste quesito está em qual computador o colaborador utilizará para realizar as atividades da empresa. Então, em alguns casos, os benefícios de utilizar o computador próprio favorecem o home office e, em outros, o escritório profissional.

Segurança

No ambiente home office, caso o funcionário utilize máquina própria para trabalhar, os dados gerados pelo trabalho dependerão exclusivamente da segurança que o computador possui para protegê-los de ataques hackers. Já quando o assunto é escritório profissional, geralmente as empresas investem bastante na segurança, proporcionando um antivírus de qualidade para os computadores onde serão realizadas as atividades.

Nesta questão, caso o trabalhador que atua no home office gaste dinheiro com um antivírus que garanta a segurança, ele estará ainda na desvantagem por estar gastando seu dinheiro próprio, quando no escritório profissional ele teria esse benefício exclusivo sem precisar gastar dinheiro.

Impressoras

As impressoras que estão presentes no ambiente home office, geralmente são aquelas mais simples, enquanto no escritório profissional, o trabalhador poderá usufruir de uma impressora a laser e, em alguns casos, até mesmo contar com uma impressora 3D.

Logo, se o profissional no ambiente home office precisar criar relatórios impressos, além da impressão demorar graças a impressora casual, ele terá que gastar a tinta que, muito provavelmente, não será reposta pela sua empresa.

Home office e escritório profissional

Como foi possível observar até aqui, ambas estruturas tem seus prós e contras, graças a isso, tanto os profissionais que atuam no home office quanto os que trabalham nos escritórios profissionais possuem seus benefícios que, de certo modo, acabam compensando os contras de cada uma das modalidades de trabalho. Então, escolher a melhor estrutura irá depender exclusivamente de cada trabalhador. Afinal, o home office pode compensar para alguns, enquanto o trabalho no escritório profissional pode ser mais atrativo para outro

Tags:

Redação LUB Portal

Redação LUB Portal

O LUB Portal é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *