As redes sociais tomaram o espaço das revistas de moda e hoje ditam as tendências populares e de luxo. Veja mais!
As redes sociais estão repletas de influenciadores digitais e, como o nome sugere, todo esse conteúdo consumido online é capaz de influenciar os comportamentos das pessoas no mundo físico.
Um exemplo que pode ser observado nos varejos de moda é a influência dos looks postados nas redes sociais, nas opções de compras das pessoas em lojas e e-commerces.
Da mesma maneira, as tendências de moda também passaram a estar mais presentes no dia a dia, graças ao intenso consumo de conteúdo nas redes.
Entenda mais sobre isso!
Redes sociais como espelho de tendências
As redes sociais são, hoje, uma extensão do mundo físico. Você já deve ter ido em algum lugar dito como “instagramável”. Ou seja, montado de um jeito agradável e bonito para chamar atenção no Instagram. Esse é apenas um exemplo. Sendo as redes sociais uma nova maneira de se relacionar com o mundo, é comum que muitas tendências que aparecem por lá também cheguem ao mundo real.
Isso vale tanto para produtos quanto para comportamentos, mas um nicho que chama a atenção pela influência é o da moda, pois é facilmente observado nas ruas e acaba ditando as vendas do varejo.
Para se ter ideia, as hashtags #look, #moda e #fashion tem bilhões de publicações apenas no Instagram. Dentro dessas categorias, além de conteúdos com ideias de combinações, é possível também encontrar dicas sobre tendências e como aplicá-las em seu dia a dia.
Em Semanas de Moda, por exemplo, é cada vez mais comum a presença dos influenciadores digitais, que conseguem mostrar em primeira mão o que está na passarela.
Como as redes sociais influenciam a moda popular
Com uma enxurrada de conteúdos sobre o tema, tanto aqueles que gostam de moda quanto os que apenas acompanham as redes sociais acabam recebendo esses conteúdos.
Dessa maneira, todas as imagens e vídeos compartilhados nas redes acabam influenciando a moda. Se antes as revistas divulgavam as tendências, hoje a internet tomou esse posto.
Muitas tendências de moda são vistas antes pelos artistas e influenciadores no digital, e, depois, chegam até o público geral. E quando a tendência é forte, você verá aquela combinação muitas vezes na internet, pode apostar!
Assim, para delinear qual o estilo de roupa que está na moda para sua idade, basta acompanhar influencers de moda da sua faixa etária. Agora, quem prefere seguir um estilo próprio, com certeza vai encontrar alguém com preferência semelhante nas redes.
Com isso, as redes sociais conseguem trazer dicas, combinações e tendências para todos os gostos, o que era muito mais difícil anteriormente. E tudo isso se reflete nas prateleiras das lojas, pois os consumidores passam a procurar por essas referências também.
Comportamento do consumidor e relação com influencers
É possível perceber que a vivência nas redes sociais, esse mundo “à parte”, influencia diferentes aspectos do comportamento, indo além da moda ou maquiagem.
Um exemplo claro são as músicas: entre as mais ouvidas do Spotify atualmente, muitas delas ficaram populares nas redes sociais, principalmente Tik Tok. E grande parte delas conta com um refrão bem marcante, feito especialmente para gerar ideias de vídeos na rede.
As brincadeiras, desafios e atividades nas redes sociais também acabam influenciando o comportamento. Alguns, podem até serem perigosos, como acontece toda vez que surge um desafio que coloca a integridade física em risco. Outros, porém, acabam sendo até positivos. É só procurar pelas páginas que divulgam pessoas que passam por dificuldades para conseguir ajuda.
Dessa forma, é possível perceber que as redes sociais devem ser encaradas como um mundo à parte, porém totalmente conectado com o mundo físico, já que tudo o que acontece dentro da tela acaba se repetindo do lado de fora.